1 SEMINARIO

 

A Estratégia da Saúde da Família do município de Pinheirinho do Vale/RS proporciona o acompanhamento de pré-natal e pós-parto a todas as gestantes do município, com encontros mensais, realizados no Centro Municipal de Saúde, na sala do ESF. O grupo das gestantes foi criado com a seguinte finalidade: de proporcionar espaço de discussão, esclarecimento de dúvidas, incertezas e inseguranças, num momento especial e delicado, pelo qual estas mulheres estão passando e compartilhando com um novo ser que ainda não conhece o mundo.

Nesta última terça – feira dia 21 de março ocorreu o primeiro encontro das gestantes com a participação da secretária da saúde Jaci Luft Seidel que enfatizou a importância das reuniões pelo bem estar das gestantes e bebês. A Enfermeira do ESF Graziela Pasquali palestrou sobre a reprodução humana, pré natal, aleitamento materno, cuidados com o bebê, teste do pezinho e vacinas.

Os encontros das gestantes são realizados sempre na penúltima terça feira de cada mês com a participação de um profissional orientando e passando as informações da sua área. São eles: Enfermeira, Médico, Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga, Fonoaudióloga entre outros.

Os encontros são coordenados pela enfermeira do PSF, as Agentes Comunitárias de Saúde e as Visitadoras do Primeira Infância Melhor que esclarece e informa como o período gestacional é importante, bem como, as diferentes maneiras de tornar este período ainda melhor. Toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro, visto ser um momento especial, delicado e para muitas, cheio de dúvidas e incertezas.

001