A Prefeitura de Pinheirinho do Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde Vigilância em Saúde, em parceria com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS) está intensificando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no município.
Nos dias 28 e 29 de abril foram realizadas ações de controle vetorial químico através da pulverização de inseticida na modalidade Ultra Baixo Volume (UBV) com a presença do carro fumacê, que percorreu todas as ruas da cidade. A medida se justifica pelo caráter emergencial enfrentado pelo município, que apresenta um crescente número de casos de dengue.
Ação de combate aos mosquitos
O “fumacê” é uma das estratégias usadas no combate ao mosquito Aedes Aegypti em sua forma adulta. A ação mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação e não elimina as larvas do mosquito que estão em água parada. Por isso, é importante e necessária a participação da população, que deve adotar diariamente cuidados em suas residências.
Ações simples, como manter quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água, é extremamente importante, pois a melhor forma de acabar com os mosquitos é eliminando os criadouros.
Novas ações
Uma nova aplicação de fumacê está sendo agendada para os próximos dias, poré, a ação depende de condições climáticas favoráveis.
A data definida será divulgada à população.
Trabalho incansável da Administração Municipal e Secretaria da Saúde
A Secretaria de Saúde informa ainda que tem utilizado todos os mecanismos possíveis no combate à proliferação do Aedes Aegypti, bem como no atendimento adequado as pessoas suspeitas e confirmadas de Dengue.