Decreto nº 352022 3

A combinação de chuva e calor formam um ambiente propício ao desenvolvimento do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheirinho do Vale, preocupada com o crescente número de casos de dengue no município, solicita aos moradores que mantenham seus quintais limpos, retirando de suas residências todo e qualquer recipiente que possa acumular água e tornar-se um criadouro para o mosquito.

Confira dicas para evitar a criação de criadouros

– Tampe os tonéis e caixas d’água; que acondicionam água da chuva utilizando telas de proteção de, no máximo, 1,5 milímetros

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Lonas usadas para cobrir objetos lenhas, areia etc... devem ser bem esticadas para evitar poças d’água.

– Pneus devem ser guardados em local seco.

Também é muito importante estar atento aos sintomas da Dengue que são:

Febre alta, fortes dores de cabeça, dores musculares pelo corpo e fraqueza, tontura, náusea, vômito, falta de apetite, dores abdominais, dores nas juntas e articulações, dores nos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, hemorragias nasais, gastrointestinais, cutâneas e gengivais, nestes casos trata-se de dengue hemorrágica que pode matar.

Se apresentar sintomas procure a Unidade de Saúde. Use de repelente e reaplique com frequência.

Utilize repelentes elétricos e inseticidas em sua residência principalmente no início da manhã e no final da tarde. Cuide-se e faça a sua parte. Juntos contra a DENGUE.