Neste dia 20 de março nosso Município completa 26 anos de Emancipação Político Administrativa. Pinheirinho do Vale em 13 de maio de 1958, por Lei Municipal de Frederico Westphalen, tornou-se Distrito e, com a emancipação de Palmitinho, em 1966, passou a pertencer integralmente a este.
Em 10 de novembro de 1991, através de plebiscito, a população decidiu transformar o então Distrito em município. Através da lei estadual nº 9.586 de 20 de março de 1992, foi criado o Município de Pinheirinho do Vale, com uma área de 106 km², altitude de 187 a 387m acima do nível do mar.
Desde então sua história vem sendo marcada por um povo lutador, do qual temos orgulho de pertencermos a esta terra.
Queremos lembrar, não somente os nossos antepassados, mas também os muitos homens e mulheres, do campo e da cidade, que trabalham arduamente, que doaram sua força e seu suor para a construção desses 26 anos de história, alavancando o crescimento e desenvolvimento deste Município. São crianças, jovens, adultos e idosos sonhadores e que amam esta terra, encravada no norte do Rio Grande do Sul.
São 26 anos de lutas, de batalhas, de conquistas, de vitórias de um povo trabalhador. Externamos toda a nossa alegria e gratidão ao povo que fez e faz parte da história do nosso querido Município, jovem e cheio de belezas naturais.
Temos o desafio de crescer e desenvolver distribuindo renda, promovendo inclusão social e garantindo as gerações futuras, um Pinheirinho do Vale cada vez melhor.
Parabéns a todos nós Pinheirinhenses...