No dia 05 de Abril os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Lucas da Linha Planalto e Nossa Senhora Aparecida do Km 11 visitaram a Reserva Indígena do Guarita. A ida a este local se fez necessária pelo fato de sua história ser uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte das variedades de culturas que integram a identidade brasileira, pois ao longo do ano letivo os alunos são levados a realizarem sobre a cerca da história do nosso povo, inclusive do povo indígena, devido à importância exercida pelos mesmos na construção da história do nosso estado e país.
Já no dia 20 de Abril os educandos tiveram a oportunidade de participar da Feira do Índio, na cidade de Tenente Portela, onde puderam visualizar o artesanato, sementes, chás medicinais e alimentos típicos da cultura indígena. Segundos os professores que acompanharam a visita, a valorização dos grupos sociais traz ao educandário a certeza de seu pertencimento como indivíduo e cidadão, além da consciência de que faz parte do processo histórico, valorizando as atribuições culturais de outros povos e construindo seu próprio conhecimento sobre este assunto.
Normalmente se limita fazer uso do que se tem para estudo, que são livros didáticos notícias da internet, que nem sempre conseguem sanar as dúvidas e curiosidades por não fornecerem o contato visual que é tão importante. Por mais que essas informações sejam interessantes e necessárias acabam retratando somente uma história passada de um povo indígena primitivo criando no educando a ideia de que índio deva viver assim ainda na atualidade. Para isso a visita à Reserva Indígena do Guarita colocou os alunos em contato com a realidade atual dos mesmos.