Funcionárias das escolas da rede municipal de ensino de Pinheirinho do Vale participaram na última semana de uma capacitação sobre o uso de plantas bioativas. Na oportunidade foram preparados vários pratos à base de mandioca. Esta capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Emater/RS-Ascar e aconteceu nas dependências da escola municipal Tio Jaime.
A extensionista da área social da Emater/RS-Ascar de Taquaruçu do Sul, Marlene Zanatta Bridi, ministrou uma oficina sobre plantas bioativas, abordando sua importância, os cuidados e as formas de uso. A extensionista ensinou algumas receitas, como o sal temperado, caldo de galinha, bolo de temperos, bolo de mandioca, vaca atolada entre outros.
"Essa foi uma oportunidade para troca de experiências entre as merendeiras. Através do PNAE sempre buscamos estimular o maior consumo dos produtos oriundos da agricultura familiar. A mandioca é um alimento encontrado na maioria das propriedades, por isso, nosso intuito é estimular e ensinar o preparo de diferentes pratos, bem como a redução de alimentos industrializados sendo substituídos por plantas condimentares”, explicou a nutricionista da Prefeitura Municipal Cassiane de Ávila.
Todas as funcionárias trouxeram plantas que cultivavam em suas propriedades para identificação e troca de mudas. O evento contou a participação da assistente técnica regional da área social, Marlete Peroza Piaia e da extensionista social da Emater/RS – Ascar Josiane Argenta Bonafé.