Depois de avaliar os danos causados pela enxurrada da última semana, o município decreta Situação de Emergência

Os 240 mm, registrados em apenas 36h no município, entre a terça e quarta-feira, dias 21 e 22, geraram a enxurrada que destruiu estradas, bueiros, pontes, pastagens, deixou ilhados moradores do interior e alagou lavouras de citricultura gerando prejuízos.

De acordo com a Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Marlene Kirst, as culturas da época como citricultura e pastagens foram afetadas. “Além disso, aproximadamente 400 km de estradas gerais e vicinais foram danificadas, seis pontes e inúmeros bueiros foram destruídos”, explicou Marlene.

A decisão pelo decreto de Situação de Emergência foi tomada na manhã da última sexta, 24, em reunião realizada pela Coordenadoria da Defesa Civil com participação do Prefeito Municipal, Secretaria da Agricultura, Setor de Projetos e Emater. “Esse é um procedimento inicial, a partir da decisão tomada, nós realizaremos todo o procedimento adequado a essa situação, e, estaremos no aguardo da homologação dos fatos”, esclareceu a Coordenadora Municipal da Defesa Civil.

As águas trasbordaram os lajeados invadindo as estradas o que impossibilitando a passagem dos moradores, devido ao alto nível e correnteza. Uma das situações mais preocupantes encontra-se na Linha Nova, na divisa com o município de Palmitinho. O pontilhão feito sobre o lajeado Carreirão, principal acesso de veículos a três residências foi destruído pela força das águas.

De acordo com a moradora do local, Marina de Vargas, a situação é delicada. “A produção de leite não pode ser entregue porque não há acesso e as crianças não podem frequentar a escola,” afirmou. O Prefeito de Pinheirinho do Vale, juntamente com o Secretário de Obras e Viação visitaram o local para avaliar quais medidas podem ser tomadas.

Conforme o gerente da Filial da Cootrifred, Elton Piaia, a enxurrada ocasionou perda para a cooperativa e para os agricultores. “Os insumos aplicados nas lavouras foram levados pelas águas. Em vários pontos do município, não foi possível realizar a coleta do leite nas propriedades, aproximadamente cinco mil litros deixaram de ser industrializados. Outra reocupação é com a colheita do milho safrinha que ainda não foi concluída”, lembrou Piaia.

Segundo o Prefeito Peri da Costa, a Secretaria de Obras está trabalhando insistentemente para amenizar os estragos causados pela enxurrada. “Foi dado prioridade para o cuidado com o acesso as casas, e em seguida, o trabalho será intensivo para recuperar as estradas que sofreram grandes estragos pela força das águas, mas para isso, é necessário que o tempo dê condições de trabalho”, afirmou Costa.

A Secretaria Municipal da Educação também sofreu alterações na rotina em virtude das fortes chuvas, o evento programado para a noite do dia 22, precisou ser cancelado, devido à falta de condições de tráfego nas estradas.

Segundo a Secretária da Educação Sonia dos Santos, nessa segunda, 27, as aulas retornaram, mas o transporte escolar não pode ser realizado nas Linhas Rosa, Nova, Cabeceira da União, Sabiá, Ilha Vermelha, Casaroli, Rincão do Paim, Água Azul e Km10, por falta de condições das estradas.