O personagem “Zé Gotinha” desfilou pela cidade convidando para o dia de intensificação realizado no último sábado, 18, motivando a vinda das mães com as crianças ao Centro Municipal de Saúde realizarem a vacina contra poliomielite e a tríplice viral.

Este ano, a campanha contra pólio tem uma novidade. No Rio Grande do Sul, juntamente com a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, a Secretaria da Saúde do Estado realizou o início da Campanha de Seguimento de Sarampo.

No município, até a manhã dessa terça, receberam a primeira gotinha contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil 104,13% o que corresponde a 252 crianças vacinadas. A meta da campanha era atingir 95% das 242 crianças cadastradas na Secretaria Estadual da Saúde que possuem entre 0 e 5 anos incompletos.

A tríplice Viral (injetável), realizada para imunizar contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, foi administrada a 142 crianças entre 1 e 7 anos incompletos, o que corresponde a 42,26% das 336 crianças que devem ser imunizadas até o final da campanha em 22 de julho.

No dia 02 de julho será realizado o dia de intensificação da imunização contra o sarampo, neste sábado as unidades de saúde estarão abertas o dia todo para fazer a vacina.

Enquanto, a segunda etapa da campanha contra a poliomielite está agendada para o dia 13 de agosto, os menores de 5 anos devem retornar aos postos para receber a segunda gotinha contra a poliomielite.

A campanha visa manter o país na condição de certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, evitando a reintrodução da doença em território brasileiro.

No 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, o Brasil comemora 22 anos livre da doença. O último caso ocorreu em 1989, no município de Souza, na Paraíba.

Nos demais estados, no dia 18 de junho, crianças menores de 5 anos receberam apenas a primeira gotinha contra a poliomielite, enquanto crianças de 1 a 7 anos vão aguardar até o dia 13 de agosto para receber a vacina tríplice viral.

 

 

Confira mais fotos no Banco de Imagens