Nutrição foi o assunto apresentado na reunião com as gestantes, na tarde da última terça, 24, no Centro Municipal de Saúde de Pinheirinho do Vale. A palestra foi realizada pela nutricionista, Francielle Rodrigues da Fonseca Rech, com a participação da enfermeira Graziela Pasquali, visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Agentes Comunitárias de Saúde.

O encontro deste mês foi realizado com a nutricionista que apresentou orientações sobre o aleitamento materno, alimentação da mãe durante a amamentação, introdução de alimentos e alimentação da criança nos primeiros anos de vida.

Conforme a nutricionista Francielle, este é o segundo encontro com as gestantes, a primeira reunião, no mês de abril, foi voltada para uma alimentação adequada em calorias, vitaminas e minerais para possibilitar um bom estado de saúde e desenvolvimento ideal do bebê. “A nutrição e alimentação adequada à mãe e a criança permite o aleitamento materno e formação de hábitos saudáveis a esta criança”, explicou.

Estas orientações fazem parte do programa Estratégias de Saúde da Família e se configuram como um momento de troca de informações e esclarecimento de dúvidas. As reuniões acontecem mensalmente com a coordenação de um profissional da área da saúde – médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo -, preparando as gestantes com o pré-natal, para o momento do parto e para o pós-parto.