DSC03001 1

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheirinho do Vale, através do Núcleo de Apoio a Atenção Básica - NAAB e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, vem desenvolvendo atividades com grupos de saúde mental.

Nas ultimas semanas, dentre as atividades trabalhadasdeu-seênfase para o tema da Alimentação Saudável.

DSC02993 2

 

Na oportunidade a Nutricionista Cassiane de Avila realizou roda de conversa explanando o assunto. A mesma destacou a importância de hábitos saudáveis, de como podemos introduzir os alimentos nas refeições diárias, ressaltando as propriedades funcionais, os benefícios e os malefícios que os alimentos podem fazer no nosso organismo, para finalizar a nutricionista também destacou de que a alimentação deve estar associada ao bem estar físico mental para atingir uma melhor qualidade de vida.  No encerramento da fala foi entregue um chaveiro na forma de maçã.

DSC02998 3

 

Dando sequencia as atividades também foram desenvolvidas atividades de artesanato.

 

10 passos da Alimentação Saudável

 

  1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições
  2.  Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
  3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
  4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
  5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
  6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
  9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis