01

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Pinheirinho do Vale realizou entre os dias 18 e 20 de fevereiro, uma semana de formação dedicada aos professores da rede municipal e estadual de ensino.

02

No dia 18 de fevereiro pela parte da manhã e tarde houve curso de formação continuada que teve como tema: “Literatura e hora do conto na Educação Infantil e Ensino Fundamental” com a professora Adriane Ester Hoffamann.

A professora abordou maneiras de se trabalhar a ludicidade, os clássicos da literatura, as diferentes versões das histórias infantis, ressaltando a importância da leitura em todas as fases de ensino.

03

No dia 19 de fevereiro, foi realizada pela parte da manhã no Salão da 3ª Idade, uma palestra com a professora Mestre Jaci Luft Seidel tendo como tema “Motivados para Vencer os Novos Desafios”, a palestra abordou as capacidades dos professores, bem como a necessidade de se estar motivado para a execução das atividades quanto educadores.

A palestrante Jaci Luft Seidel frisou ainda a importância do professor para a sociedade “Eu acredito assim, que a profissão mais importante hoje é ser educador, porque se trabalha com seres humanos, com pessoas que estão ai em formação e nós não podemos só, como diz o Rubem Alvez, despertar a inteligência mas sim a sensibilidade na criança adolescente e no jovem, porque ai sim estaremos promovendo uma educação de qualidade”.

Na ocasião fizeram-se presentes, professores da rede municipal e estadual de ensino e funcionários.

DSCN8587

Na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, pela parte da manhã foi realizado uma capacitação com a Nutricionista Cassiane de Avila.

Para dar inicio a capacitação e integração foi realizada uma dinâmica de grupo, em seguida foram discutidos os temas sobre O programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde foram ressaltados os principais objetivos dentre eles: Promover o crescimento e desenvolvimento das crianças, aprendizagem e rendimento escolar, formar hábitos alimentares saudáveis e oferecer refeição saudável que cubra no mínimo 20% das necessidades nutricionais de acordo com faixa etária durante o período de permanência do aluno na escola.

Também foi mencionado sobre os cuidados com relação à higiene pessoal e higiene dos alimentos, salientando a importância de oferecer uma alimentação adequada, de qualidade e segura, longe de possíveis contaminações.

Para finalizar foi enfatizado o trabalho em grupo, com uma mensagem de incentivo. Ainda na manhã do dia 20, foi realizada reunião pedagógica, para apresentação da equipe SMEC e os novos Diretores das escolas municipais.

DSCN8480

Segundo Oclésia Marta Scherer a semana de formação foi de grande valia para os professores e funcionários, superando as expectativa quanto a programação e participação na semana de formação.

Veja mais imagens abaixo!

{gallery}diversos/formacao{/gallery}