img 9614

VII Evento dos Produtores de Leite, VII Mostra da Terneira, III Concurso Leiteiro e I Mostra da Suinocultura acontecem nos dias 5 e 6 de junho no CTG Repontando Gado, na Linha Volta Grande.

Na bovinocultura de leite serão expostas 30 novilhas das raças jersey e holandesa, em três categorias, - 1ª Categoria de três a oito meses, 2ª Categoria nove a 12 meses e 3ª Categoria 13 a 18 meses. A VII Mostra da Terneira irá premiar por raça, as três melhores em cada categoria.

Da propriedade do agricultor Genésio Grutzmann, na linha Lajeado União, duas terneiras da raça holandesa serão expostas. Conforme a esposa do proprietário, Sandra Regina de Azevedo Grutzmann, não houve uma preparação especial, as terneiras continuam sendo alimentadas normalmente, com feno e ração.

A terceira edição do Concurso Leiteiro premiará as três vacas que apresentarem maior produção de leite durante o concurso.

Na suinocultura, três empresas estarão apresentando os destaques na genética suína, DB, Topgen e Topix trarão seis matrizes para exposição.

De acordo com o Técnico em Agropecuária, da Secretaria Municipal da Agricultura, Evandro Klafke, o evento vai destacar os setores de maior representatividade na economia do município. “Nosso objetivo é chamar os produtores para ver o que tem de genética, a evolução dos rebanhos no município e o que tem que ser mudado para ampliar a produção leiteira e a suinocultura no município”, destacou.

O evento é promovido pela Associação dos Produtores de Leite de Pinheirinho do Vale (APROLEITE do Vale), Associação dos Produtores de Suíno de Pinheirinho do Vale (APROSUI), Secretaria Municipal da Agricultura e Administração Municipal.

Programação:

05 de Junho
9h – Abertura oficial
10h – Palestra “Sanidade em bovinos: Desafios para um rebanho saudável e produtivo”, com Fabrício Dias Torres, DVM, MsC.
12h – Almoço no CTG Repontando Gado
14h – Palestra Suinocultura
16h – Início do Concurso Leiteiro
19:30h – Jantar com música ao vivo
06 de Junho
10h – Julgamento raça Jersey
11h – Palestra “Criação da terneira”, com Fábio Silva da Silva, médico veterinário da empresa Agrobella Alimento.
12h – Almoço
14h – Julgamento da raça Holandesa