Banner

O Município de Pinheirinho do Vale celebrou na última sexta – feira, 18 de dezembro a inauguração do tão sonhado Abatedouro Municipal – denominado Indústria Frigorifica Frio Vale LTDA. Por motivo da Pandemia do Covid – 19 o evento contou com a presença de poucos convidados, estiveram presentes: prefeito Elton Tatto, autoridades regionais, locais,  Padre Edejalmo Ruber e Pastor Eduardo  Enéias Rosa que proferiram  uma benção espiritual ao empreendimento,  os empresários da Industria Frigorífica Frio Vale LTDA vencedores da concessão,  alguns suinocultores e a organização do evento.

O Abatedouro Municipal como era chamado, teve inicio na gestão(2005-2008) do saudoso ex-prefeito Jaime Alceu Albarello(em memoria), o qual incansavelmente buscou recurso Federal para a instalação de um  Abatedouro de suínos no município. Na época foi adquirido uma área de 5 hectares de terra, e em Novembro de 2008 iniciado a construção do primeiro pavilhão frigorifico Industrial de 636m2 e aquisição de alguns equipamento.

Como dizia o prefeito Jaime Alceu Albarello (em memoria) “ Um abatedouro no município traria sem sombra de dúvida um leque de possibilidades  de desenvolvimento, Com o abatedouro esperamos atender diretamente a geração de emprego e renda”.

A obra por um longo período esteve paralisada, sendo retomada na atual gestão que tinha como uma das importantes metas, colocar a indústria frigorifica em funcionamento. Após mais de dois anos de intenso trabalho, entre regularização, licenciamentos e adequações, o antigo projeto foi retomado e desde então uma equipe trabalhou incansavelmente na realização desse sonho da comunidade pinheirinhense.

O município de Pinheirinho do Vale é um grande produtor de suínos.  No ano de 2017, o segmento se destacou com 62% da produção primária, já os resultados em 2019 contabilizaram 72,86 %  da produção primária, esse resultado é graças ao trabalho sério na busca de novas parcerias com empresas, bancos, cooperativas e entidades afins, para o fortalecimento da produção de suínos, além do município proporcionar condições favoráveis aos produtores, através de subsídios com terra plangem e serviços de máquinas nas propriedades. Atualmente 86 famílias trabalham com o  segmento, com uma produção de 9800 matrizes em UPL,  55.000 animais na terminação e 6. 000 animal na creche.  Para os próximos 02 anos projetasse um aumento de mais de 30 % na produção de suínos.

A  Indústria  Frigorífica Frio Vale LTDA, deve investir mais de R$ 3 milhões, no início vai  abater mais de 80 cabeças de suínos/dia, inclusive, com sala de desossa, cortes, industrialização e também abate de bovino. As metas pactuadas na licitação e no contrato acordam que o município vai investir ainda R$ 1,3 milhão, que será pago em 63 parcelas mensais que deverão ser aplicado nas edificações/adequações construtivas do imóvel, na aquisição de equipamentos e na manutenção das atividades operacionais da concessionária, totalizando um montante de mais de R$ 4,5 milhões de investimentos.

Para a comunidade o funcionamento da Indústria Frigorífica, o tão falado Abatedouro é algo grandioso um momento de grande alegria e satisfação, um investimento que terá em breve retorno econômico e social,  os cálculos  sinalizam,  que a partir de um ano do início das atividades, praticamente retornará o total do investimento e muito mais em recursos livres nos cofres do município

O Prefeito Elton Tatto, em seu discurso afirmou que o Município de Pinheirinho do Vale, possui vocação na suinocultura e é caracterizado por suinocultores trabalhadores, corajosos e empreendedores. Disse ainda que com a instalação da Indústria Frigorífica se visualiza um potencial real de mudança do cenário municipal, oferecendo a oportunidade de prosperidade para as pessoas, as famílias e as futuras gerações da comunidade Pinheirinhense.

“Este empreendimento vai oportunizar emprego e renda. Hoje com certeza se inicia uma longa caminhada, que num futuro próximo terá uma capacidade triplicada. O empreendimento atual e para início de funcionamento tem como meta o abate de 80 suínos dia, mas com estrutura para três vezes mais, temos a plena certeza de que cresceremos muito. Em breve também o abate de bovinos, outra importante fonte de receita aos nossos produtores rurais que precisam agregar renda a propriedade. Gratidão a todos pelo “SONHO SE TONAR REALIDADE”, Aos empresários de coragem  da empresa FRIO VALE. Obrigado por acreditar em nosso município e em nosso projeto. Tenho certeza que crescerão muito economicamente e socialmente. Nós estamos participando do ato de inauguração, mas as nossas futuras gerações poderão usufruir destas instalações para garantir o sustento para suas famílias, e os grandes beneficiados será a comunidade pinheirinhenes e regional. Aos críticos e que não acreditavam precisa ter fé e trabalhar muito e ter principalmente atitude.... Que Deus abençoe a todos! Encerrou o discurso  emocionado o prefeito Elton Tatto.