No dia 13 de agosto, terça feira a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente esteve realizando a campanha para coleta do lixo eletrônico em nosso município. Foi montado um ponto de coleta em frente ao Centro Municipal de Saúde e o caminhão do lixo do município passou no interior recolhendo o que a população descartou.
O Secretário Enio Vanderlei da Silva salientou da importância desta campanha para a saúde e conscientização de todos. Frisou que a população do município está preocupada com o meio ambiente e sempre colabora com as campanhas realizadas pela Secretaria.
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente de 1999 obriga os fabricantes de equipamentos a coletar, armazenar e reciclar as baterias utilizadas em seus equipamentos. Mas para isto o cliente deve leva-las às lojas.
Com o avanço da tecnologia no mundo moderno, há um excesso de lixo eletrônico os quais podem causar diversos impactos negativos no meio ambiente.
Além de poluir o ambiente, o contato com esses produtos pode acarretar em diversas doenças para os animais e os seres humanos.
As substâncias tóxicas dos computadores e celulares: |
Chumbo - Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor |
Cádmio - É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica |
Níquel - Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue |
Mercúrio - Prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão |
Zinco - Produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito. |
Estatísticas apontam que cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos anualmente em todo o mundo.
Aproximadamente 94% dos materiais contidos nos aparelhos eletroeletrônicos podem ser reciclados.
Ainda que nem todas as cidades do Brasil realizem a coleta e reciclagem do lixo eletrônico, atualmente cerca de 720 cidades apresentam esse serviço. No entanto, o país ainda está longe de conseguir coletar esses materiais em larga escala.
Visto as consequências negativas que esse tipo de resíduos pode provocar no meio ambiente, a melhor solução é o descarte correto.
Esse simples ato, faz com que o ambiente não fique poluído e ainda, favorece a economia com o reaproveitamento de materiais que possam ser reciclados.
Além do descarte em locais apropriados, doações de aparelhos em funcionamento para entidades sociais, podem ajudar a diminuir esse problema.