site dengue

Ações de combate ao Aedes aegypti devem ser intensificados
A Administração Municipal de Pinheirinho do Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde convoca a população a redobrar os cuidados de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.
O período do verão é a época que apresenta um aumento dos índices de proliferação de mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, agente transmissor dos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Isso porque a estação oferece às condições ambientais favoráveis, o aumento das temperaturas somado às chuvas características do momento facilita o desenvolvimento de novos criadouros. A fêmea do mosquito é que pica as pessoas, pois necessita de sangue para a maturação dos ovos, é nesse momento que a contaminação pode acontecer.
A dengue é um sério problema de saúde pública, a doença apresenta um comportamento sazonal, ocorrendo, principalmente, entre os meses de outubro a maio. A proliferação do mosquito Aedes aegypti e a propagação das doenças transmitidas pelo vetor são ainda maiores nesse período e, portanto, os cuidados devem ser redobrados.
Este ano de 2022, nosso município enfrentou pela primeira vez uma epidemia de Dengue, onde foram notificados pela vigilância epidemiológica 213 casos positivos, que ocorreram entre os meses de março a julho.
A dengue é uma doença causada por um vírus. Seus principais sintomas são:
• febre alta (maior que 38,5°C);
• fortes dores musculares;
• dor ao mexer os olhos;
• mal-estar, fraqueza;
• dores abdominais;
• tontura, náuseas, vômito e falta de apetite;
• forte dores de cabeça constantes;
• manchas vermelhas pelo corpo.
• Hemorragias nasais, gastrointestinais, cutâneas e gengivais, nestes casos trata-se de dengue hemorrágica que pode matar.
Ao apresentar três ou mais desses sintomas, procure a Unidade de Saúde. Não utilize medicamentos sem indicação médica, pois alguns medicamentos podem agravar a doença.
Cuidados Necessários
Evitar a proliferação do mosquito ainda é a melhor forma de prevenção as doenças. Portanto, convocamos a população para que intensifiquem a vistoria e redobrem os cuidados mantendo seus quintais limpos, retirando de suas residências todo e qualquer objeto que possa acumular água e tornar-se um criadouro para o mosquito.
Você pode:
• Tampar tonéis, tambores e caixas d’água usadas para armazenar água da chuva, utilizando telas de proteção (sombrite) de no máximo 1,5mm;
• Limpar semanalmente ou preencher com areia os pratos dos vasos de plantas;
• guardar garrafas com a boca virada para baixo;
• manter as calhas sempre limpas;
• evitar jogar lixo em terrenos baldios;
• colocar o lixo sempre em sacos fechados;
• manter baldes, caixas d’água e piscinas sempre tampados e tratados;
• Pneus devem ser guardados secos, em local protegido da chuva;
• Lonas usadas para cobrir lenhas, areia...devem ser bem esticadas para evitar poças d’água;
• Escovar bebedouros de animais pelo menos uma vez por semana;
• Guardar os potes, brinquedos das crianças em local protegido da chuva.
Formas de prevenção a picada do mosquito:
• em tempos de epidemia, usar roupas claras, calça e blusa de manga comprida;
• passar repelente todos os dias nas áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos; e reaplicar com frequência conforme recomendação do fabricante;
• ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa;
• acender velas de citronela;
• utilizar repelentes elétricos e inseticidas no ambiente;
• evitar locais em que há epidemia de dengue.
Acabar com o Aedes aegypti e evitar as doenças só é possível com a colaboração de todos. Combater o mosquito é uma tarefa séria, que deve ser realizada todos os dias, e não somente durante o verão, já que o mosquito pode transmitir doenças virais em qualquer período do ano.
Proteja sua família, faça a sua parte!