WhatsApp Image 2022 04 29 at 13.13.38

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheirinho do Vale realizará mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira, 29. Através da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que realizará a aplicação de inseticida nas ruas da cidade. A ação inicia às 18 horas.

Conhecido popularmente como “fumacê”, o controle vetorial químico na modalidade Ultra Baixo Volume (UBV) é utilizado apenas em casos emergenciais, quando há circulação viral de dengue, zika ou chikungunya em determinadas áreas. O uso do fumacê, ou seja, a aplicação do inseticida de maneira espacial é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento à proliferação do inseto.

O inseticida mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O procedimento tem como objetivo eliminar as fêmeas do Aedes aegypti infectadas com o vírus da dengue, e, por isso, é necessária e fundamental a participação de toda a população que deve continuar eliminando todo e qualquer recipiente que acumule agua e possa se tornar um criadouro para o mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita à comunidade que siga as seguintes orientações durante a passagem do carro do fumacê:

• Permaneça dentro de casa;
• Abra as portas, janelas;
• Cubra os alimentos, frutas e bebedouros de animais;
• Retire roupas do varal mesmo que molhadas;
• Proteja crianças e idosos propensos a asma e alergia;
• Cobrir aquários e gaiolas de pássaros;
• Não permaneça na rua durante a passagem do carro de inseticida;
• Em caso de intoxicação, procure a Unidade de Saúde;

Caso surja algum imprevisto a data para aplicação do fumacê será remarcada.

Cuide-se e faça a sua parte.