curso capa

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Administração Municipal, Sindicato Rural e SENAR ofertou durante os dias 21 e 22 de fevereiro o curso de “Saneamento Básico Rural”, o qual foi ministrado pelo instrutor Neuri Nardi.

O curso com carga horária de 16 horas aconteceu durante os turnos da manhã e da tarde, perfazendo um total de 08 horas diárias, o qual aconteceu nas dependências do CRAS. Curso este ofertado principalmente as famílias acompanhadas pelo Programa Social PAIF, visando, proporcionado incentivo à melhoria da renda familiar, dentre outros motivos como:

Saneamento Básico é o conjunto de medidas visando à modificação do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças, promovendo saúde. Foram abordados entre outros assuntos tratamento de esgoto doméstico, doenças hídricas, tratamento de água, doenças transmitidas por animais, controle de vetores sem uso de agrotóxicos e o lixo. A atenção voltou-se especialmente para o pneu, sendo este um poluente de longo prazo.

Desta forma, utilizou-se como medida a retirada de pneus sem utilidade de alguns locais, buscando amenizar o impacto negativo ao meio ambiente e procurando combater a proliferação de mosquitos.

O objetivo foi mostrar aos participantes diferentes formas de utilização dos pneus. A iniciativa reutilizou em torno de oitenta (80) pneus para a produção de vasos e cadeiras. O momento contribuiu para a aprendizagem e integração dos cursistas, além de proporcionar o embelezamento dos jardins.