canto bravos 2017

Celebrando os 25 anos do município de Pinheirinho do Vale, aconteceu no domingo dia 12 a sétima edição do Canto dos Bravos, o evento que aconteceria no Sitio da Batalha da Coluna Prestes e Túmulo do Tenente Portela, foi realizado no CTG Repontando o Gado em virtude do mau tempo. Estiveram presentes autoridades locais e da região, destacando a presença do prefeito Luiz Carlos Panosso e sua comitiva do município de Palmitinho, ainda outras comitivas da região marcaram presença no evento.

Pela manhã o padre Edejalmo Rubert celebrou a Missa Crioula, relembrando os fatos da história e homenageando os guerreiros que morreram em combate as margens do Rio Pardo.

Na apresentação do Programa Fogo de Chão da Rádio Chiru de Palmitinho com o apresentador Idelcio Covatti , se fizeram presentes diversos artistas da nossa região, valorizando a nossa cultura gaúcha através dos talentos locais.

As festividades da Música Gaúcha continuaram a tarde com a apresentação da Banda Mateus Teixera que animou o público presente.

Conta a história que as margens do Rio Pardo na região do Alto Uruguai, o Tenente Portela que fazia parte da Coluna Prestes, montou acampamento em janeiro de 1925, ali houve um confronto entre o grupo de tenentistas e as forças do 6º corpo auxiliar da Brigada Militar que levou a morte de Portela e seus comandados. Ainda hoje a área é vista pelos moradores da região como um lugar especial de memórias e valores, constituindo uma “paisagem cultural”. Tendo em vista esse apreço da comunidade pela história que aqui aconteceu é realizado as festividades do Canto dos Bravos, evento esse que acontece anualmente no Município.