266 - Pinheirinho do Vale - Capacita  o Alimenta  o

Cerca de 60 agricultoras do município de Pinheirinho do Vale participaram, na tarde da última quinta-feira (28/08), de uma capacitação sobre alimentação saudável, os benefícios dos alimentos naturais e os perigos dos alimentos industrializados. O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e reuniu as agricultoras no salão da terceira idade. A atividade fez parte do cronograma de planejamento realizado com as famílias beneficiárias de programas de crédito e de inclusão produtiva. A cada encontro diferentes temas são abordados conforme o interesse do grupo.

A extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Josiane Argenta Bonafé, iniciou a programação com uma dinâmica motivacional. Em seguida, a nutricionista, Cassiane de Ávila, ministrou uma palestra sobre as diferenças dos produtos naturais e dos produtos industrializados, destacando as quantidades de gordura, açúcar e sal encontrados nos alimentos. Foi debatido ainda, sobre as doenças que estão relacionadas ao alto consumo dessas substâncias, o que possibilitou ao público esclarecer dúvidas e fazer questionamentos a respeito do tema.

O encontro contou com a presença da secretária da Saúde de Pinheirinho do Vale, Adriana Sirlei Muller da Costa. Para Adriana, encontros como este são extremamente importantes para informar os agricultores e realizar troca de experiências entre as famílias. A Emater/RS-Ascar trabalha em parceria com as entidades do município, buscando o desenvolvimento e a qualidade de vida das famílias rurais.