0113265

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país.

Desde 2013, o município de Pinheirinho do Vale vem realizando as atividades referentes ao programa do Pacto (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) fornecendo a formação de professores alfabetizadores, que atuam nos três primeiros anos de alfabetização. A professora coordenadora Marinei Rosa e a professora orientadora Sandra A. Santos de Souza participam de formações periódicas, para ministrar cursos mensais de formação aos profissionais que atuam na área da alfabetização no município.

Os encontros de formação acontecem semanalmente no município, e neste ano de 2014 o foco do programa é o ensino da matemática. Nos encontros são realizadas leituras dos cadernos feitos pelo programa, leituras deleite, vídeos, dinâmicas, confecções de jogos pedagógicos, diálogos e reflexões.

De acordo com a coordenadora municipal e a orientadora, o programa vem sendo desenvolvido com muito sucesso, devido ao comprometimento e a responsabilidade de todas as pessoas envolvidas no processo.

Segundo as professoras Alfabetizadoras, o PACTO tem sido de grande importância, pois auxilia muito em seu planejamento, além disso, nos encontros há uma riquíssima troca de experiência entre as educadoras, o que contribuiu muito para o crescimento de todos.