Capa

O município de Pinheirinho do Vale, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o SENAR e com a Emater/Rs, ofertaram nos dias 22,23, 24 e 25 de julho, um curso de Reciclagem om Pneus, o mesmo foi ministrado pelo instrutor do SENAR/RS Neuri Nardi. A iniciativa foi realizada na Linha São Judas, envolvendo as famílias da comunidade.

Reciclar, reutilizar e transformar o velho em brinquedos, esse foi o principal objetivo do Curso, cada vez mais nos conscientizamos desta necessidade tendo mais cuidado com o meio ambiente. Cada pneu de borracha descartado no lixo pode demorar até 600 anos para se decompor na natureza e se for queimado, produz uma fumaça escura e poluente, se armazenado de forma errada, torna-se uma ameaça à saúde pública já que facilmente vira um criadouro de mosquitos, principalmente transmissores de doenças. Com todos estes problemas, garantir a destinação correta deste tipo de resíduo tem sido um desafio para todos.

Atividades como esta são importantes, incentivando a criatividade e desta forma, utilizando como medida a retirada de pneus sem utilidade de alguns locais, buscando amenizar o impacto negativo ao meio ambiente. Os participantes conseguiram alcançar os objetivos, aprendendo as técnicas de manejo e montagem, e construindo uma bela pracinha para uso das crianças da comunidade.