palestra zoonose

A Secretaria Municipal da Saúde tem como uma de suas metas a saúde preventiva, orientações sobre o auto cuidado, nesse sentido, buscou a parceria do SENAR-RS para orientar a população de Pinheirinho do Vale sobre as doenças que os animais podem transmitir aos seres humanos. Para isso o Veterinário Ricardo Soares Matias realizou na última semana palestras sobre Zoonoses, para a Comunidade do Basílio da Gama, bem como na escola José Cañellas e comunidade em geral.

Salienta-se que o tema foi muito bem abordado pelo médico veterinário e instrutor do SENAR-RS, Ricardo Matias. Cabe lembrar que o cotidiano do trabalhador do campo requer alguns cuidados sobre a prevenção de certas doenças transmitidas por animais, pois, as zoonoses compreendem todas as doenças dos animais que podem ser transmitidas aos seres humanos através de diferentes formas, como o consumo do leite, carne e derivados, pelo ar, insetos e o contato direto ou indireto com urina e fezes das criações.

Segundo Ricardo Matias, a lista de zoonoses é extensa e pode surgir a partir de qualquer animal. Em sua fala pontuou a toxoplasmose (doença do gato), tuberculose, leptospirose, hidatidofe (verme do cachorro), brucelose e outras pestes.

Durante as palestras, o técnico orientou sobre os cuidados e a importância na prevenção de zoonoses. As orientações foram desde evitar a circulação de gatos onde há criação de aves e suínos para prevenir os riscos de toxoplasmose, aplicação das vacinas de forma adequada e cuidados com a ingestão de carne mal passada. Também ressaltou sobre a importância de consumir produtos de origem animal, como queijos e salames, com qualidade e boa procedência certificados pela Vigilância Sanitária.

De acordo com a Secretária da Saúde Jaci Luft Seidel, esse tema vem de encontro às metas do Plano de Governo do Prefeito Tatto, para proporcionar qualidade de vida da população de Pinheirinho do Vale/RS.