capaIMG 20180615 WA0004

Na última quarta- feira, 13, representantes do município de Pinheirinho do Vale Coordenadora do Turismo Nilza Zachi da Fonseca e a Assessora de Imprensa professora Sonia dos Santos participaram em Irai de um seminário com o tema “Governança, Turismo e Cultura: Desafio dos Gaúchos”. O evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reuniu, prefeitos, lideranças e empresários.

Um dos destaques foi a palestra “Gramado: Um Caso de Sucesso” - com o Ex. Prefeito de Gramado Sr. Nestor Tissot , que falou sobre as iniciativas corajosas do poder público que transformaram a cidade de Gramado em um polo turístico, que nos dias de hoje recebe mais de 6 milhões de pessoas por ano. Segundo ele o turismo é o desenvolvimento do futuro, e a região é totalmente favorável, já que dispõem de inúmeros pontos turísticos como o Rio Uruguai, Monumento do Tenente Mario Portela Fagundes em Pinheirinho do Vale, Balneário Osvaldo Cruz em Irai, as pedras preciosas em Ametista do Sul, os roteiros turísticos entre outros.

O turismo é uma atividade que envolve todas as dimensões da realidade do município: econômica, social, cultural, ambiental entre outras. E como disse o presidente da Famurs , Salmo Dias. “Investir no turismo é investir numa indústria sem chaminé”

Ainda foram abordados assuntos como Políticas Públicas e Financiamento do Turismo- Programa Pró-Turismo RS, Prodetur + Turismo- SEDACTEL/FAMURS , apresentação do Projeto “Mundo Gaúcho” e “Município: governança indispensável para o desenvolvimento do turismo” - FAMURS/CNM.

O seminário está sendo realizado em 20 municípios gaúchos e segue nesta quinta-feira, 14, em Nonoai e na sexta-feira, 15, em Santa Rosa.