Na última semana teve inicio na propriedade do senhor Pedro da Silva na comunidade da Linha Km 10,  a instalação do sistema de irrigação por aspersão, através do Programa “Irrigando a Agricultura Familiar”. Com recursos oriundos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através do Fundo Estadual de apoio aos pequenos estabelecimentos rurais (FEAPER) e o município de Pinheirinho do Vale.

O projeto no valor de R$ 9.600,00 subsidiado pelo FEAPER  elaborado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Município através do serviço de máquina,  tem o objetivo de melhorar a pastagem através da irrigação no modelo aspersão, sistemas de irrigação em pastagem destinadas à vacas leiteiras, como possibilidade para aumentarem a produtividade e, consequentemente, a lotação por área, garantindo alimento de baixo custo, o que contribui para a diminuição do custo de produção.

Desta forma, está previsto a instalação do sistema  de irrigação por aspersão, em quatro propriedades rurais, e do sistema de irrigação por gotejamento em cinco propriedades rurais todas através do   Programa Irrigando a Agricultura Familiar, beneficiando nove famílias no Município.

O Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar Esmael Barro, destaca a importância deste sistema de irrigação para a melhoria da produtividade. “Praticamente todos os anos nosso município sofre períodos de deficiência hídrica, principalmente nos meses de dezembro a março, justamente nos meses de intensa produção agropecuária. Assim, o uso da irrigação primeiramente evita que o produtor tenha redução na produção e ainda, quando bem manejada, pode dobrar ou triplicar a produtividade, compensando o custo do investimento.”