Neste ano, a EMEI Tio Jaime vem dando continuidade ao Projeto de Educação Fiscal trabalhado desde o início do ano passado tendo por objetivo estimular a conscientização para a cidadania, de uma maneira lúdica e prazerosa, onde alunos, pais e professores possam perceber a importância do seu papel na busca por uma sociedade justa e igualitária.
Para dar iniciar aos trabalhos de Educação Fiscal na EMEI Tio Jaime, as professoras do Pré Escolar tanto no turno da manhã como no turno da tarde, trouxeram vídeos, contaram estórias, e conversaram com as crianças sobre a importância do dinheiro em nossas vidas, para que as crianças compreendam desde cedo qual o real valor do dinheiro e como deve ser a relação das pessoas com o mesmo. Uma das atividades realizadas com as crianças das turmas do Pré I e II foi uma ”palestrinha” proferida pela funcionaria da Cooperativa Sicredi Catieli Hanauer de Carvalho, onde através de uma conversa colocou para os mesmos da importância do dinheiro, seu uso, e a nota fiscal. A mesma usou um livro para contar uma estoria sobre o tema e em seguida distribuiu um cofrinho para cada criança. Dando sequencia nas atividades, as professoras organizaram um mercadinho, onde as crianças trouxeram de casa embalagens vazias. Na escola, colocou-se preço nas embalagens e as crianças com dinheirinho fizeram suas compras, pedindo a nota fiscal.
Na certeza que estamos contribuindo na formação de cidadãos conscientes, e na educação de qualidade para nossas crianças é que estamos criando alternativas e buscando possibilidades desde a infância.