capa pc

 

O município de Pinheirinho do Vale em parceria com a EMATER, Câmara Técnica e Municípios de abrangência realizaram no último dia 15 de março, o IV Seminário Regional da Suinocultura, sediado na comunidade de Linha Peixe Assado. O Evento reuniu dezenas de produtores, lideranças políticas e do agronegócio, que discutiram alternativas para impulsionar o crescimento da suinocultura e medidas para garantir sustentabilidade no setor.

O objetivo foi levar informação de qualidade aos produtores da região. Através de painéis de alto nível técnico como:    Biosseguridade na Suinocultura. Abordado por Luizinho Caron, pesquisador de Sanidade/Virologia da EMBRAPA Suínos e Aves de Concordia.  O mesmo apresentou medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho. 

Na continuação dos trabalhos, Valdecir Folador da ACSURS falou sobre a situação e perspectiva da suinocultura no RS e Brasil. Para ele, nos últimos anos, o setor suinícola tem demonstrado, cada vez mais, a profissionalização da atividade. Embora o consumo interno de carne suína esteja bem abaixo da média de outros países, amadurecer e trabalhar o ajuste da produção com a demanda, tanto da exportação quanto do consumo interno, é um dos pontos a serem melhorados pelo segmento. “Não há necessidade de crescimento da produção sem a devida capacidade de absorção desta carne, não adianta produzir mais do que você vende, é importante que o setor como um todo consiga equilibrar a produção com a demanda para ter maiores lucro.”

O Prefeito Elton Tatto destacou a importância da suinocultura no Município. O segmento representa 65,95% da produção primária, além de gerar inúmeros empregos, razão pela qual, retomou os investimentos no setor. “Estamos trabalhando para o crescimento com responsabilidade, comprometimento ambiental e social. Nossa meta é colocar a indústria frigorifica em funcionamento. Estamos fazendo um esforço enorme para esse sonho virar realidade. Nossa gestão está mobilizada e comprometida com o desenvolvimento da suinocultura”. Encerrou.

A administração Municipal , através da Secretaria Municipal da Agricultura, agradece a todos que participaram do evento, que contou com a participação de quase 100 % dos nossos suinocultores, observamos que os estão engajados nessa luta que é buscar sempre o melhoramento na suinocultura. Também agradecemos os organizadores, a parceria da EMATER e Associação dos Suinocultores do município. Mas especialmente agradece a comunidade da Linha Peixe Assado pela receptividade e acolhida dos visitantes, parabenizá-los pelo ótimo almoço servido, em fim, agradecer a todos que tornaram o IV evento da Suinocultura , um dos maiores já realizado.