agricultura capa

Com o objetivo de melhorar a renda da agricultura familiar e gerar desenvolvimento econômico o Governo Municipal através da Secretaria da Agricultura e Obras, vem realizando trabalhos de melhoramento de acessos a granjas  e realização de terraplanagem para construção de  novas pocilgas e galpões para a produção leiteira no município. Já foram disponibilizadas mais de 250 horas nas propriedades dos senhores: Genésio Grutzmann, Sadi de Souza, Loivo Apell, Avelino Favaretto, Valdinei Kunz, Valdir Lermen, Lino Giehl e ainda está em andamento à terraplanagem na propriedade do agricultor Roque dos Santos.

Neste ano iniciou - se um trabalho aprofundado de planejamento  da agricultura, com apoio especializado em parceria com a URI, tendo em vista que o município é essencialmente agrícola, se faz necessários grandes investimentos na agricultura. A suinocultura se destaca com 62% da produção primária  representa grande importância social e econômica para o município,  ocupa a 16ª posição entre 100 maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul.

Para o produtor Genésio Grutzmann, que está construindo mais uma pocilga, o incentivo disponibilizado é importantíssimo para o agricultor continuar investindo. “Sem o apoio da Administração teríamos que produzir dois lotes para pagar a terraplanagem, se tornaria inviável, com esse apoio agente se anima a construir continuar investindo na agricultura, agregando mais renda para a sustentabilidade da família”.