Outubro Rosa 178

No último sábado, 21 de outubro, foi realizado um grandioso evento  de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo uterino, visando a promoção da saúde das mulheres pinheirinhenses. Com o objetivo de mostrar que é possível combater o câncer quando diagnosticado precocemente, programou-se “ A 1ª Caminhada das Vitoriosas”.

Como forma de realizar ações estratégicas, vários serviços são ofertados às mulheres de forma preventiva, como palestras, encontros, exames preventivos, bem como são encaminhadas para o exame de mamografia.

Em comemoração ao Outubro Rosa, intensificou-se esta campanha, e apesar da chuva, mais de 600 mulheres participaram do Evento. Na abertura, deu-se ênfase à prevenção através de uma música cantada pela  Fonoaudióloga Luana Balestrin. Ainda pela manhã, um grupo de voluntários prestou serviços de manicure, cabelereiras, maquiadoras, designer de sobrancelhas, agendamento de mamografias e também orientações sobre a saúde da mulher. Ao meio dia servido almoço gratuito a todas e a tarde o momento mais esperado, uma homenagem às mulheres vitoriosas que venceram o câncer de mama e colo uterino aqui no nosso município, momento este de conscientização no sentido de valorizar a vida e cuidar dela, sendo o bem mais precioso que se possui. E pra animar a tarde o evento prosseguiu com a animação do cantor Marcio Rech.

Para a Doutora Raquel Cristina Piaia, médica da Estratégia da Saúde da Família-ESF, o Outubro Rosa reforça a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente, não só no mês de outubro. No nosso município temos 11 mulheres que passaram e estão passando por isso. E elas estão de parabéns pela força e a coragem que tiveram.”

No sentido de vivenciar o espirito de solidariedade durante o mês de outubro também foi realizado uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, foram arrecadados em torno de 400 kg que serão doados às entidades de Ijuí que acolhem pessoas com câncer e Hospitais da Região.

A secretaria da Saúde agradece a toda à equipe da saúde e demais secretarias e grupo de voluntários que estiveram engajados na organização desse evento, na ornamentação, no almoço, nas homenagens, à Câmara de Vereadores pelo apoio. Um agradecimento especial ao Prefeito Municipal Sr Elton Tatto, por essa brilhante atitude de empreender e apoiar ações que visam à prevenção e promoção da saúde, pensando sempre no bem estar do povo pinheirinhense, bem como a forma com que vem conduzindo a Administração, a abertura que dá para as secretarias organizarem as ações planejadas pela gestão atual, sendo esse olhar que faz a diferença e gera o sucesso que é bom para todos.

Veja mais fotos na Pagina Oficial do Município no facebook.