bpc capa

     Nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2017, houve participação no Seminário das Funcionárias da Secretaria Municipal de Assistência Social , Eleane Conrad Trevisan e Adriane Albarello Schmitz., em Porto Alegre – RS,  promovido pela  Secretaria de Desenvolvimento Social, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

      O Programa BPC na Escola tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal.

    Entre os principais objetivos estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos. Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).