turismo capa

 

Turismo Rural é o conjunto de atividades e ou características turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, valorizando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

Este curso de capacitação está sendo ministrado pelo SENAR-RS, com apoio total da Administração Municipal através da Secretaria do Desporto e Turismo, com objetivo de identificar e implantar negócios de Turismo Rural, ambientalmente corretos, aliados as habilidades e vocações do produtor e sua família que desejam utilizar a propriedade rural com a exploração de técnicas atrativas, que promovam lazer e entretenimento aos visitantes com consequente diversificação e aumento de renda da propriedade rural.

No mês  de setembro teve inicio o Curso de Capacitação de Turismo Rural em nosso município. Durante estes três primeiros dias foram realizados trabalhos de articulação, identificação e seleção de atrativos, produtos e serviços turísticos do nosso município com visitas as propriedades que desejam utilizá-las como pontos turísticos com a exploração de técnicas atrativas, que promovam lazer e entretenimento aos visitantes.

O curso será de 220 horas é dividido em 5 etapas assim distribuídas:

Etapa I

- Articulação e Sensibilização – 4h

Etapa II

- Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio – 24h

Etapa III

- Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais – 24h

- A acolhida no Meio Rural – 24h

Etapa IV

- Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas – 24h

- Implantação dos Pontos de Vendas de Produtos Agroalimentares Típicos e de Artesanato – 24h

- Comandando e Organizando a Cozinha Rural – 24h

- Os Segredos da Boa Culinária Rural – 32h

- O Serviço de Restaurantes Rurais – 24h

Etapa V

- Consolidação das Ações Desenvolvidas – 16h