sensibilizacao esf

Sensibilização do programa Estratégias de Saúde da Família (ESF) aconteceu na manhã de hoje, 26, no Centro de Convivência do Idoso de Pinheirinho do Vale, com a participação da equipe da 19ª Coordenadoria de Saúde de Frederico Westphalen.

Agentes Comunitárias de Saúde, Visitadoras do PIM, Conselheiros Municipais de Saúde, Presidente do STR, representantes das secretarias, toda a equipe do Centro Municipal de Saúde e o Prefeito Peri da Costa participaram do evento, que refletiu sobre as problemáticas que envolvem o acompanhamento das famílias pelo ESF.

Conforme a Secretária Municipal da Saúde, Adriana Mueller Costa, esses momentos que reúnem todos os envolvidos com o cuidado com a comunidade são importantes. “É necessário que todos estejam pensando e agindo em conjunto, para que as melhorias na saúde e na qualidade de vida aconteçam”, enfatizou.

O objetivo da reunião é melhorar a saúde da família com o comprometimento de todos os setores e de todas as secretarias, apenas dessa forma, o ESF vai contemplar todos os âmbitos do desenvolvimento humano. Esse momento de reflexão conjunta serve para que a população conheça melhor o ESF.

De acordo com Médica do ESF, Raquel Cristina Piaia, o programa é considerado uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.

- O médico do ESF realiza assistência integral (promoção e proteção da vida, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases - infância, adolescência, idade adulta e terceira idade -, explicou a Drª. Raquel.