capa oficina

Com o apoio da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 13 e 14 do mês de setembro realizou-se uma oficina de Alimentação Saudável, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, evento esse coordenado pela equipe NAAB/NASF, juntamente com os grupos de Saúde Mental e oficinas terapêuticas.

Durante os dois dias a equipe realizou orientação quanto a alimentação adequada, bem como orientou-se quanto a higiene no manuseio dos alimentos, os meios de contaminações e a forma adequada de armazenamento, visto que ações como estas fazem parte da Vigilância Alimentar e Nutricional.

Foram desenvolvidas seis preparações diferentes: Arroz colorido, Escondidinho de frango com batata doce, salada nutritivas, suco refrescante, água aromatizada, sobremesa leve. Para a preparação dos pratos, os participantes foram divididos em grupos e coordenados pela equipe para a realização das receitas. Em seguida iniciou a degustação das preparações durante o almoço que contou com a presença do Prefeito Municipal Elton Tatto, da Primeira Dama Lizeti e da Secretária Municipal da Saúde Jaci Luft Seidel.

Na ocasião foi ressaltado sobre a importância da alimentação Saudável, qualidade de vida bem como o conjunto de atividades realizadas, relacionadas com o cuidado com a saúde.

No encerramento foi aberto espaço para questionamento, onde cada participante pode sanar suas dúvidas.

O evento teve como objetivo principal a prevenção e promoção de saúde usando como base uma alimentação equilibrada que auxilia no controle e combate de muitas doenças crônicas como Diabetes, Obesidade, Hipertensão Arterial Sistêmica entre outras. Também teve como objetivo a integração de todos os participantes tanto da Saúde Mental quanto das Oficinas Terapêuticas, num momento de aprendizado, troca de experiências e uma forma de estar promovendo saúde. Na ocasião, o Prefeito Tatto parabenizou a equipe do NAAB/NASF pelo trabalho relevante que vem desenvolvendo junto aos grupos terapêuticos, dada a importância da prevenção e promoção da saúde dos munícipes de Pinheirinho do Vale.

Segue abaixo as receitas:

Arroz colorido

Ingredientes:

3 xícaras de arroz integral cozido

1 xícara de cenoura em cubinhos cozida

1 xícara de milho verde cozido

1 xícara de brócolis cozido

1/2 xícara de cebola roxa picada

1 dente de alho picado

2 tomates picados em cubinhos sem semente

Salsa, cebolinha, a gosto.

Modo de Preparo do arroz:

Cozinhe a cenoura, o milho e os brócolis. Pode cortar em cubinhos.   Depois que o arroz estiver cozido acrescente a salsa e cebolinha e demais legumes.

Escondidinho de Batata doce

Ingredientes

• 1 kg de peito de frango
  • 1kg de batata doce
  • 2 cebolas inteiras
  • alho
  • azeite de oliva
  • molho de tomate
  • 1 xícara de requeijão light
  • espinafre (opcional)

Temperinhos verdes a gosto ( salsa, cebolinha...)

Modo de preparo:

1. Cozinhe o frango na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos e desfie.
  2. Faça o molho dourando as cebolas e o alho com pitada de  azeite
  3. Quando as cebolas estiverem douradas, adicione o frango desfiado e deixe dourar.
  4. Quando estiver dourado, adicione o espinafre picado, o molho de tomate e a água para incorporar o molho.
  5. Deixe ferver até se tornar um molho consistente
  6. Desligue o forno e reserve e misture o requeijão light .
  7. Prepare o purê cozinhando as batatas por aproximadamente 20 minutos.
  8. Veja se a consistência está mole e use o espremedor de batatas ou o amassador (se não estiver, use a mão).
  9. Coloque a cebola e o alho pra dourar na panela com uma pitada de sal.
  10. Quando as cebolas estiverem douradas, acrescente as batatas amassadas.
  11. Mexe até chegar na consistência de purê (no máximo 3 minutos) e reserve.

Montagem:

1. Em uma assadeira de vidro monte o escondidinho na sequência 1 camada fina de purê, depois 1 camada grossa de frango e, pra finalizar, uma camada fina de purê. Polvilhe queijo ralado.
  2. Leve ao forno por 20 minutos e estará pronto.

Saladas

1 unidade Repolho roxo e 1 unidade abacaxi . Picar e misturar.

6 unidades Alface e  10 unidades de maçã.

5 maços Rúcula e  3 pacotes tomate seco

3 unidades Couve chinesa  2  mangas

Suco super-refrescante

Abacaxi com hortelã

Bata no liquidificador uma abacaxi descascado com um ramo de hortelã.

Sobremesa leve Morango e kiwi com chocolate amargo e suspiro diet.

Ingredientes:

10 unidades de morango

10 unidades de kiwi

2 unidades de barra de chocolate 50 % cacau.

2 creme de leite light.

1 Pacote de suspiro Diet.

Modo de Preparo:

1. Higienizar as frutas, em seguida cortar em cubinhos.
  2. Em banho Maria ou no micro-ondas derreter o chocolate com o creme de leite.
  3. Em um recipiente colocar as frutas picadas, em seguida o chocolate e para finalizar o suspiro picado.