aci capa

Na noite do dia, 29 de agosto, aconteceu o 1ª ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DO COMÉRCIO, PRESTADORES DE SERVIÇOS E INDÚSTRIA LOCAL, no salão de eventos da Terceira Idade, um importante evento promovido pela Administração Municipal, com o objetivo de debater a reestruturação da Associação Comercial e Industrial do município que encontra-se desativada.

O objetivo da reestruturação da ACI é atuar na defesa dos interesses da classe empresarial, prestadores de serviço e fomentar o comércio local, garantindo que os seus interesses sejam ouvidos, respeitados e atendidos pelos órgãos públicos, sociedade e demais instituições, contribuindo para o desenvolvimento econômico através da geração de emprego e renda.

O evento contou com a presença de autoridades e a maioria dos representantes do setor empresarial do município, estiveram palestrando representantes da ACI de Frederico Westphalen, presidente Paulo Dalmolin e os diretores Patrícia Cerutti e  José Luiz Haubert.

Em seus pronunciamentos os palestrantes, apresentaram a forma de funcionamento de uma associação, mostrando com exemplos o quanto faz a diferença para um empresário fazer parte de uma organização bem planejada, também apresentaram o trabalho de atuação  da ACI de Frederico Westphalen, que estará completando neste ano, 60 anos de atividades. Os dirigentes também apresentaram um relato sobre como usufruir de diversos projetos que a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (FEDERASUL) possibilita ás  ACIs que são associadas a entidade.

A Administração Municipal já vem atuando com algumas iniciativas de incentivo as empresas do município,  sendo que a mesma, adquire mais de  85% das compras no comércio local, tem feito notificação para as empresas de fora do município que comercializam clandestinamente e de forma irregular produtos como: (combustível, gás, gêneros alimentícios, etc.........), foi criado a Lei  Municipal nº 1.482/2017 – Incentivo as Cerâmicas do Município com Horas Máquinas, também a Lei  Municipal nº 1.482 /2017 – Incentivo a Empresa Prestadora de Serviços para transporte de matéria-prima.

Segundo dados do setor do ICMS do município, no ano de 2016 as empresas do Município contabilizaram R$ 5.794.663,00 de valor Adicionado (Agregado), o que gera um retorno de 2,4% que equivale a aproximadamente R$ 138.000,00.

Algumas metas foram traçadas durante o evento pela Administração Municipal, como: organização coletiva (ACIPI); construção do Distrito Industrial com adequada infraestrutura, viabilizar o funcionamento da Indústria Frigorífica; fomentar a instalação de novas agroindústrias, viabilizar novos investimentos na agricultura, transporte coletivo interno, atrair investidores, viabilizar o consumo explorando os pontos turísticos, promover cursos e palestras para diversos segmentos proporcionando  benefícios às empresas associadas, eventos de valorização – campanhas, para incentivar a compra no comércio e Indústria local, Bolsa Universitário de Pinheirinho do Vale, organizar e fortalecer as feiras e exposições e por fim a  realização da FESTMARÇO em 2020.

Para o empresário Ezequiel Kroetz, foi de grande valia as colocações dadas referentes à importância da ACI para o desenvolvimento das empresas indústrias e prestadores de serviços do nosso município. "Com as dificuldades que a cada dia aumentam em um mundo globalizado, com uma revolução iminente e ascendente tecnológica, a união das forças é essencial para a busca de soluções e aperfeiçoamento de nossas ações em prol de nossas empresas. Para que assim possamos contribuir cada vez mais no desenvolvimento do nosso município."

O Prefeito Elton Tatto destacou a Importância de o Setor do Comércio, Indústria e Prestadores de Serviços estarem organizados para crescer e  contribuir para o desenvolvimento do Município. “Uma das nossas prioridades é a reestruturação da Associação Comercial e Industrial de Pinheirinho do Vale (ACIPI),  pois acreditamos que uma organização bem planejada gera rendimentos para todos os setores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do município”. Finalizou o gestor.