capa conferencia

 

Na quinta feira, dia 24, no turno da tarde,  a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Primeira Conferência Municipal de Vigilância em Saúde  na Câmara Municipal de Vereadores, , com o tema: Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade e Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas.  Este Evento teve como Conferencista o especialista em saúde pública, Sr. Carlos Eleandro de Oliveira, que  conduziu a conferência  com muita propriedade. Tivemos a presença da Presidente da Câmara de Vereadores a Sr. Iloni Caspers, vereadores,  o Vice Prefeito e Prefeito em exercício Sr. Jair Antunes de Lima, toda a equipe da saúde e demais secretários e representantes públicos. Na ocasião, foram escolhidas  propostas, bem como foram elegidos delegados que irão representar Pinheirinho do Vale na etapa Estadual da Conferência,

Cabe ressaltar que existem vários campos dentro da saúde também relacionados à vigilância. Além da sanitária, a vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador, ambiental, imunização e zoonoses. Todas as vigilâncias estão relacionadas às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e ações adotadas para prevenção de doenças. 

Em suas explanações Carlos ressaltou ainda que por meio de fiscalização, a vigilância visa proteger a população dos agravos e doenças, ela é um foco de proteção, por isso é tão importante que  a sociedade participe e crie diretrizes para cada vez mais se alcançar resultados positivos que são possíveis com um trabalho desenvolvido em redes. Neste dia também foram escolhidos os representantes para a conferencia Estadual  de Vigilância em Saúde.

            A secretária de saúde destacou que a conferencia é essencial para aproximar mais a população das demandas que existem no município, bem como apresentar as potencialidades da vigilância em saúde e o que cada um pode melhorar para ter uma vida mais saudável e de qualidade.