DSCN9759565

Propor formas de impulsionar o crescimento local, prestando assistência e apoio a produtores rurais, alavancando o progresso na agricultura, levando em consideração a preocupação com o meio ambiente, é um dos principais objetivos da Administração Municipal.

No último dia 23 de agosto, foi realizado um evento na Câmara Municipal de Vereadores, de apresentação da análise e diagnóstico da agricultura de Pinheirinho do vale. Estiveram presentes, Prefeito Elton Tatto, representando a URI Cleber Oliveira que presta assessoria ao município na elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural, representantes da ADMAU (Agencia de Desenvolvimento do Médio \alto Uruguai), representantes da Secretária da Agricultura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Gilberto Stein e agricultores.

O Objetivo do evento foi apresentar a pré Análise e o Diagnóstico do Sistema Agrário do Município. Este trabalho foi realizado pela ADMAU através de um estudo aprofundado das práticas administrativas dos agricultores, verificando os aspectos técnicos e econômicos dos sistemas produtivos ao longo dos anos.

Nesse primeiro momento foi realizado um levantamento de toda a história da evolução da agricultura do município, constatou – se que com o passar dos anos, o município teve três períodos que marcaram a caracterização na evolução da produção e da economia. A suinocultura é uma caracterização forte do município com a evolução do Porco-Banha que é produzido desde o início a evolução do Porco-Carne que é o “carro chefe” da produção econômica atual. (Conforme diagnóstico em anexo).

Para o presidente do Sindicato Gilberto Stein o estudo foi preciso. “ Agente viveu essa época, nossa família produzia porco para vender a banha, a carne e o salame não se vencia consumir e não tinha comercio, então alimentávamos os cachorros com as sobras. Atravessamos muitas crises nesse período eu acompanhei essa transição na evolução da suinocultura”. Frisou Gilberto.

Com base nesse levantamento de dados, o Programa passa para a próxima fase, que é de analisar cada tipo de agricultura que é desenvolvida, cada sistema de produção, dados econômicos e financeiros.