piscicultura capa

Teve inicio na manhã de hoje, 24 de agosto a construção e reforma de açudes, na propriedade do senhor Sérgio Holderbaum, na comunidade da Linha Volta Grande. Essa ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo a Piscicultura, conforme Lei Municipal Nº 1506/2017.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social com a diversificação das propriedades rurais aproveitando os  recursos hídricos do município, a Administração Municipal, criou o  Programa Municipal de Incentivo a Piscicultura, que  visa incentivar a produção e o aumento da comercialização de peixes no município.

Serão beneficiados 20 produtores por ano. Num primeiro momento foi ofertado uma capacitação de 10 horas aos produtores interessados, onde foi abordado assuntos como: a construção e manejo de viveiros, espécies adaptadas a região e sua comercialização.

Cada produtor terá direito há 10 horas maquinas para a construção ou reforma de tanques. Os projetos não terão custo, sendo elaborados pela Emater que acompanhará as construções/reformas dos viveiros.

Ainda a Emater e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente prestarão assistência técnica para os produtores, bem como, apoio na organização de eventos técnicos e feiras para divulgação e comercialização.

Segundo o Técnico da Emater Ronaldo Centenaro, a tecnologia disponível hoje em dia favorece o investimento na produção de peixes, porem o maior custo esta na implantação dos viveiros, desta forma, destaca a importância do programa de incentivo do município, para fomentar a atividade, visto que a maioria dos beneficiados não teriam condições de arcar com os custos de construção do viveiro. “O Programa terá assistência técnica gratuita, pois, com alguns cuidados com o manejo da criação (quantidade de peixes por hectare, alimentação, forma de adubação e calcareamento correto), aumentara consideravelmente a produção por metro quadrado, aumentando o retorno para o piscicultor.” Frisou Ronaldo.

Para o agricultor Sérgio Holderbaum, o Programa é uma alternativa de renda para a pequena propriedade. ”Gostaria de agradecer ao nosso Prefeito Tatto, por esse serviço que ele está prestando,  de incentivo aos agricultores. A minha ideia é produzir peixe para vender na feira do peixe do município  e assim  ter uma renda extra”. Afirmou.