No dia 12 de junho foi realizado nas dependências do Centro de Convivência do Idoso a V Conferência da Assistência Social, abordando o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” com o palestrante Carlos Eleandro de Oliveira.
Estiveram presentes prefeito municipal Elton Tatto, primeira-dama Lizeti Delavy Zinhany, presidente da Câmera Municipal de Vereadores Ilone Caspers, coordenadora da Assistência Social Eleane Conrad Trevisan, secretários municipais, vereadores, grupo de dança do CRAS e um público de mais de 150 pessoas.
O objetivo foi fortalecer os direitos ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O palestrante fez a apresentação dos 04 eixos temáticos, que foram discutidos no decorrer da tarde, sendo eles: EIXO 1- A proteção social não-contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistencias. EIXO 2- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. EIXO 3- Acesso ás seguranças socioassistencias e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistencias. EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Para a equipe de organização da V Conferência da Assistência Social, esse foi um espaço amplo e democrático, para discussões coletivas entorno de proposta e organização para debater e discutir o destino das prioridades nas politicas públicas dos próximos anos, além de abrir uma visualização das reais necessidades dos nosso munícipes.
Ainda no decorrer da tarde foram definidas propostas para a Conferência Nacional de Assistência Social. Por fim, foram eleitos dois delegados com seus respectivos suplentes para a XII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL .