vacinacao1

O dia D contra a poliomielite aconteceu no último sábado,13, quando os menores de 5 anos retornaram aos postos para receberem a segunda dose da  gotinha que previne a doença.

Em Pinheirinho do Vale, a Secretaria Municipal da Saúde investiu em uma decoração colorida, com muitos balões e na presença do personagem “Zé Gotinha” para chamar a atenção das crianças, que visitam o Centro Municipal de Saúde.

Conforme a enfermeira responsável pela sala de vacinas, Anelise Gazola, no município, até a manhã dessa segunda,15, receberam a gotinha contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil 97,52%, o que corresponde a 236 crianças vacinadas. A meta da campanha era atingir 100% das 242 crianças cadastradas na Secretaria Estadual da Saúde que possuem entre 0 e 5 anos incompletos.vacinacao2

As crianças que ainda não fizeram a segunda dose e mesmo os recém nascidos que não tomaram a 1ª dose, devem ser levados durante a semana até o posto de saúde da cidade, para serem imunizados.

Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Adriana Mueller Costa, quanto mais crianças vacinadas ao mesmo tempo, maior a eficácia da proteção da vacina contra pólio. “É muito importante que os pais estejam atentos, que quem ainda não trouxe, traga seus filhos ao posto de saúde para serem imunizados”, destacou

A campanha visa manter o país na condição de certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, evitando a reintrodução da doença em território brasileiro.