Cavalgada Tenente Mário Portela Fagundes passou por Pinheirinho do Vale no último sábado, 06 de agosto, visitando IMG 7966o local onde ocorreu a batalha da Coluna Preste que ocasionou a morte do Tenente Mário Portela Fagundes e seus soldados.

Os cavalarianos foram recepcionados no CTG Repontando Gado para o almoço. No começo da tarde, foram até o túmulo para acender a chama crioula que chega hoje, 08, a Tenente Portela, dando início as festividades da semana de comemoração ao aniversário do município.

Conforme o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Desporto, Turismo e Desenvolvimento de Pinheirinho do Vale, Sérgio Luiz dos Santos, as cavalgadas que o Município recebe são importantes para manter viva a história. “É aqui que busca-se a chama acendida no memorial Tenente Portela, e ruma para as mais diversas cidades”, explicou.

De acordo o integrante da comissão organizadora, Alexandre Furini, a cavalgada além de rememorar a história quer fortalece o respeito e a amizade, fundamentada no tradicionalismo e no amor por esta terra.IMG 7945

Cerca de 80 cavalarianos fizeram o trajeto que passou pelos municípios de Tenente Portela, Vista Gaúcha, Barra do Guarita, Pinheirinho do Vale e Palmitinho, retornando ao município de Tenente Portela.

O Secretário Sérgio lembra que todas as cavalgadas mostram a importância de manter viva a cultura, tradicionalismo, fortificando o potencial turístico por onde passam.

- O nosso Município é privilegiado por ter em seu território um marco histórico. Aos poucos vamos mostrando o que Pinheirinho do Vale tem de valores culturais, históricos e as belezas naturais. Cavalgadas como da Paz, Tenente Portela, Integração Sul-brasileira e o Bate Casco Municipal são eventos que enriquecem nosso município, destacou Sérgio.