DSC04790


Um dos grandes suportes para desenvolver a saúde preventiva e a qualidade de vida, são os programas - NAAB (Núcleo de Apoio a Atenção Básica ) e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), que desenvolvem um trabalho em equipe, que é formada por uma psicóloga, uma nutricionista, uma assistente social e uma artesã. Essas atividades grupais iniciaram no mês de março, já os encontros sempre ocorrem nas segundas e quartas feiras no período da tarde. Os mesmos são realizados semanalmente no Centro Municipal de Saúde, num espaço exclusivo para desenvolver as ações grupais. Além disso, também ocorrem encontros Terapêuticos no Distrito do Basílio da Gama e na comunidade da linha planalto.
Este trabalho grupal tem por objetivo atender as necessidades das participantes, bem como a prevenção e promoção de saúde na atenção primária. Nos atendimentos grupais são realizadas atividades voltadas à saúde mental das mulheres, tais como: oficinas de artesanato, trabalhos educacionais e de motivação, orientação psicológica e nutricional, além de atividades físicas como dança, alongamentos, jogos dinâmicos e orientação acerca do benefício da atividade para a saúde.
São atendidas atualmente nos grupos um total de 64 mulheres, participantes ativas que buscam junto aos grupos integração e interação social, superando dessa forma as dificuldades da vida, despertando a capacidade produtiva, ampliando habilidades, buscando aumentar a autonomia ao realizar ações e tarefas, rompendo o isolamento, com vistas a inserção no mundo social, promovendo a troca de vivencias e experiência, criando um espaço de apoio mútuo entre as participantes.
De acordo com o depoimento de algumas participantes, argumentaram que começaram a participar dos grupos em um momento bem difícil da vida delas, mas com o apoio da equipe e das demais colegas, conseguiram se reerguer. Hoje elas estão numa fase de vida em que encaram as dificuldades de outra forma, com maior segurança, sem prejudicar, assim, sua saúde.