ATIVIDADE FSICA NA REUNIO DOS HIP E DIAB

Na semana passada esteve acontecendo as Reuniões dos Hipertensos e Diabéticos nas comunidades, culminando com o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, desenvolvidas pela equipe da Estratégia da Saúde da Família, enfermeira, técnica de enfermagem e as agentes comunitárias de saúde, com o objetivo de levar orientações sobre o uso correto dos medicamentos contínuos, bem como o auto cuidado com a saúde. Na ocasião, os portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus receberam orientações da profissional de educação física, Gessica Balestrim, sobre a importância dos exercícios físicos e as caminhadas durante o tratamento, além disso, os mesmos tiveram a oportunidade de participar de praticas saudáveis para uma qualidade de vida melhor.

Cabe lembrar que a hipertensão arterial é considerada uma das principais causas de fatores de morbidade e mortalidade cardiovasculares em adultos com considerável prevalência em crianças e adolescentes. Já o diabetes mellitus é uma enfermidade metabólica de etiologia heterogêneos caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, é um dos importantes problemas de saúde atualmente, atingindo a população como um todo e podendo surgir em qualquer idade.
Os grupos tem como finalidade de desenvolver ações de promoção e prevenção a saúde. A hipertensão arterial e o diabetes mellitus são patologias de grande importância para a saúde publica.
Para e enfermeira coordenadora do ESF Graziela Pasquali, se comprova cada vez mais a necessidade de uma abordagem coletiva e multidisciplinar para se obter resultados mais consistentes e duradouros no controle de hipertensão arterial e diabetes mellitus.