Hoje é o dia de intensificação da prevenção a dengue em Pinheirinho do Vale, com a participação de mais de 100 pessoas no mutirão, para realizar blitz na cidade e visitar o interior.

Cinco equipes estão passando em todo o município recolhendo o lixo, distribuindo folders e visitando pontos estratégicosque podem ser habitado por larvas do mosquito.

Na cidade, uma equipe está orientando e distribuindo folders para as pessoas que passam pelo trevo principal. Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Adriana Mueller Costa, a previsão é que a campanha abranja 90% da população. “Essa é a terceira vez que realizamos o mutirão e os resultados são positivos. Ainda não encontramos foco do mosquito em nosso município”, afirmou.

Para mobilizar a comunidade a participar desse dia de intensificação, foi realizado durante todo o mês de julho visitasdengue as escolas, explicando sobre as formas de evitar que o aedes aegypti procrie, além de esclarecimento sobre a doença.

Conforme a Vigilante Sanitária Ambiental, Jaqueline Gassen, o município não é positivo para a dengue. “Nós realizamos acompanhamento semanal com a colocação de armadilhas e visitas quinzenais aos pontos estratégicos, até o momento não foi identificado foco do mosquito”, explicou.

O mutirão contra a dengue acontece com o envolvimento e apoio de todas as Secretarias Municipais, Agentes Comunitários de Saúde, Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor, EMATER – RS/Ascar, Brigada Militar e 19ª Coordenadoria de Saúde.

De acordo com o Prefeito Peri da Costa, o mutirão faz parte do processo de conscientização. “Para manter a dengue longe, é necessário que a comunidade esteja vigilante, quanto aos cuidados para não ter em casa, locais que acumulem água e sirvam de criadouro para o mosquito” ressaltou.

(Confira mais fotos do mutirão no Banco de Imagens)