7:45 às 11:45 e 13:00 às 17:00    
 (55) 3792 1102/1060


indios 1

No dia 05 de Abril os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Lucas da Linha Planalto e Nossa Senhora Aparecida do Km 11 visitaram a Reserva Indígena do Guarita. A ida a este local se fez necessária pelo fato de sua história ser uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte das variedades de culturas que integram a identidade brasileira, pois ao longo do ano letivo os alunos são levados a realizarem sobre a cerca da história do nosso povo, inclusive do povo indígena, devido à importância exercida pelos mesmos na construção da história do nosso estado e país.

 

Já no dia 20 de Abril os educandos tiveram a oportunidade de participar da Feira do Índio, na cidade de Tenente Portela, onde puderam visualizar o artesanato, sementes, chás medicinais e alimentos típicos da cultura indígena. Segundos os professores que acompanharam a visita, a valorização dos grupos sociais traz ao educandário a certeza de seu pertencimento como indivíduo e cidadão, além da consciência de que faz parte do processo histórico, valorizando as atribuições culturais de outros povos e construindo seu próprio conhecimento sobre este assunto. 

indios 3

Normalmente se limita fazer uso do que se tem para estudo, que são livros didáticos notícias da internet, que nem sempre conseguem sanar as dúvidas e curiosidades por não fornecerem o contato visual que é tão importante. Por mais que essas informações sejam interessantes e necessárias acabam retratando somente uma história passada de um povo indígena primitivo criando no educando a ideia de que índio deva viver assim ainda na atualidade. Para isso a visita à Reserva Indígena do Guarita colocou os alunos em contato com a realidade atual dos mesmos.

indios 2