A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) reuniu os professores e diretores da rede municipal, na última sexta, 15, para juntos organizarem os conteúdos disciplinares que fazem parte Proposta Político Pedagógica, que norteará o ensino na rede municipal nos próximos quatro anos.

A Proposta Político Pedagógica vem sendo desenvolvida com o auxílio de professores da Faculdade de Itapiranga (FAI). Já foram promovidos quatro encontros com discussões e reflexões sobre a construção da Proposta.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sonia dos Santos os professores estão conscientes da importância, participando ativamente da elaboração desse documento. “É uma oportunidade para a escola escolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino para a realidade local”, afirmou.

A professora das Séries Iniciais e Artes, Karine Seidel da Rosa considera interessante participar da construção da Proposta Político Pedagógica. “Nada melhor que os docentes, que estão dentro da sala de aula e sentem as necessidades e as mudanças possíveis na educação, frente a realidade dos nosso alunos hoje”, explicou.

A SMEC encaminhou os trabalhos junto aos educadores, formando os grupos de acordo com a série e disciplina. “Ouvindo a opinião de todos estamos realizando o planejamento que vai nortear o nosso trabalho”, ressaltou a professora de Educação Infantil, Rosilene Piaia Witck.

A Proposta Pedagógica segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e considera as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A professora de Educação Infantil, Liana Vernier Queiroz, destacou a importância de participar da construção da proposta. “Tudo evoluiu, algumas coisas estão ultrapassada e não funcionam mais da mesma forma. Essa é a oportunidade de adequação, para suprir as lacunas que vão surgindo”, destacou.