Investir na juventude rural é prioridade para o desenvolvimento. Pensando nisso, numa parceria entre Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria da Agricultura, Emater/ RS- Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Setor de Tributação e ICMS, foi realizada no dia 07 de Abril, às 13:30h, na Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra sobre “Os Desafios da Juventude Rural para o Futuro”, com o palestrante Leonir Bonavigo, Supervisor Regional da EMATER. O mesmo trouxe para a sociedade a pauta da sucessão familiar rural, buscando mudar o movimento de esvaziamento ou de envelhecimento do campo.

emater desafios 1

O problema é global, até porque as influências culturais e de consumo acontecem em todos os países, mas a busca de soluções deve ser local, respeitando as características, culturas e valores de cada região.

Na perspectiva de oportunizar a juventude rural uma mudança nesta realidade, a Emater /RS-Ascar juntamente com entidades parceiras, está criando espaços para discussões e definições de alternativas e soluções para que haja uma valorização do jovem rural, que é determinante para o futuro da agricultura familiar, com gente e com qualidade de vida.

Na oportunidade as direções, professores e alunos do 8º e 9º Ano das Escolas Municipais São Lucas e Nossa Senhora Aparecida, apresentaram o projeto que vem sendo realizados nas escolas sobre este tema, bem como a pesquisa de campo realizada nas propriedades rurais do nosso município. Apresentaram possíveis alternativas para permanecer no campo dando continuidade à atividade da família e elevando a renda familiar, além de conscientizar a população da importância da Nota Fiscal quando se comercializa sua produção. Destacou-se a necessidade de se trabalhar a EDUCAÇÃO FISCAL gerando mais renda ao município, com isso podendo investir mais nas propriedades rurais.

emater desafios 2

Com base nestas informações, a educação influencia muito a permanência do jovem na atividade rural e o futuro dos proprietários das pequenas propriedades rurais dependem da permanência dos seus filhos no campo, dando continuidade às atividades agropecuárias da família.

Agradecemos o Prefeito Municipal Peri da Costa e as entidades parceiras do projeto, o Gerente Adjunto Regional da EMATER, Mário Antônio Coelho da Silva, Lucinéia Womer Has, ATR Social, direções, professores e os alunos das escolas municipais pelo brilhante trabalho desenvolvido. Com certeza a semente foi lançada e os frutos serão colhidos num futuro bem próximo.

emater desafios 3