Funcionárias das escolas da rede municipal de ensino de Pinheirinho do Vale participaram na última semana de uma capacitação sobre o uso de plantas bioativas. Na oportunidade foram preparados vários pratos à base de mandioca. Esta capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Emater/RS-Ascar e aconteceu nas dependências da escola municipal Tio Jaime.

NUT 1

A extensionista da área social da Emater/RS-Ascar de Taquaruçu do Sul, Marlene Zanatta Bridi, ministrou uma oficina sobre plantas bioativas, abordando sua importância, os cuidados e as formas de uso.  A extensionista ensinou algumas receitas, como o sal temperado, caldo de galinha, bolo de temperos, bolo de mandioca, vaca atolada entre outros.

NUT 2

"Essa foi uma oportunidade para troca de experiências entre as merendeiras. Através do PNAE sempre buscamos estimular o maior consumo dos produtos oriundos da agricultura familiar. A mandioca é um alimento encontrado na maioria das propriedades, por isso, nosso intuito é estimular e ensinar o preparo de diferentes pratos, bem como a redução de alimentos industrializados sendo substituídos por plantas condimentares”, explicou a nutricionista da Prefeitura Municipal Cassiane de Ávila.

Todas as funcionárias trouxeram plantas que cultivavam em suas propriedades para identificação e troca de mudas. O evento contou a participação da assistente técnica regional da área social, Marlete Peroza Piaia e da extensionista social da Emater/RS – Ascar Josiane Argenta Bonafé.

NUT 3