Representantes das comunidades, profissionais da saúde, autoridades municipais e um grande número de munícipes participaram do debate sobre a situação da saúde nas três esferas de governo, durante a 2ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na tarde de hoje, 06 de julho, no Centro de Convivência do Idoso, na cidade.

A Comissão organizadora realizou reuniões preparatórias para a conferência em todas as comunidades. Nas reuniões foram eleitos 89 delegados, para representar as comunidades, formulando as propostas apresentas na conferencia municipal.

A 2ª Conferência Municipal de Saúde iniciou com uma palestra, com Maria Augusta Balsan que apresentou as linhas gerais para instigar a reflexão sobre o tema. Após, foi realizado o debate em grupos para o levantamento das propostas, que em seguida foram votadas.

Para os âmbitos Federal e Estadual foram eleitas 46 propostas – 23 propostas para cada âmbito -, para o Municipal 19 propostas.  Além da aprovação das propostas, foi realizada a eleição dos delegados Pedro Gazola, Laudino Caratti e dos suplentes Arlei Gassen e João Batista da Silva que irão representar o município e defender as propostas na Conferência Estadual de Saúde que acontece em setembro, em Tramandaí, RS.

A Secretária Municipal da Saúde, Adriana Mueller Costa, ficou satisfeita com o número de participações. “Nós ficamos felizes que a comunidade pinheirinhese entendeu a importância de aproveitar esse espaço e sugeriu as melhorias que elas querem para a área da saúde”, destacou.