Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta:

· Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;

· Integração entre os componentes curriculares;

· Foco na organização do trabalho pedagógico;

·  Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;

· Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

Começamos o PNAIC com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 inserimos a Matemática. Em 2015 a novidade foi a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.  Os cadernos de formação estão assim  distribuídos:

· Caderno de apresentação

· Caderno para gestores e equipe pedagógica das secretarias de educação

· Cadernos de estudo a serem utilizados nos encontros de formação:

1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização;

2. A criança no ciclo de alfabetização;

3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;

4.  A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização;

5. Organização da ação docente: a oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização;

6. Organização da ação docente: a arte no ciclo de alfabetização;

7.  Organização da ação docente: alfabetização matemática na perspectiva do letramento;

8. Organização da ação docente: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização;

9. Organização da ação docente: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;

10. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: integrando saberes.

WP Pacto

Pinheirinho do Vale tem como coordenadora local Rosane de F. Farezin Basso e orientadora Karine Seidel da Rosa. A orientadora participou de curso de formação em Santa Rosa nos dias 05 a 07/10, 21 a 23/10, 11 a 13/11 e a coordenadora local participou nos dias 05/10, 23/10, 13/11 e no dia 14/12 seminário final de apresentação em Santa Maria.

Após cada encontro é realizado no município curso de formação para os professores alfabetizadores, conforme carga horária exigida pelo curso. Inicialmente foi feito a explanação e apresentação do PNAIC 2015. Introdução das ideias gerais do caderno e apresentação dos objetivos. Trajetória do PNAIC 2013, 2014, 2015. Foi realizado estudos dos cadernos de formação 1, 2 e 3, de forma bem dinâmica. A Secretária de Educação Oclésia Marta Scherer acompanhou a realização de algumas atividades, parceira do programa.

Podemos elencar como pontos positivos dos professores alfabetizadores a pontualidade, dinamismo, empenho, organização, dedicação e o interesse que as mesmas demonstram em participar do curso e ministrar suas aulas. Nosso agradecimento especial à todas. Estamos nos preparando para o seminário final que vai ser realizado em cada escola, com exposição dos trabalhos e fotos.

Agradecemos a Administração Municipal, SMEC, pelo apoio, incentivo na formação e capacitação dos professores alfabetizadores, orientadores e coordenadores do PNAIC.

WP Pacto1