A-I PROJETO 7

No mundo contemporâneo o sistema educacional brasileiro, tem enfrentado processos constantes de mudanças estruturais e conceituais, por conta das exigências sociais, que desejam uma educação de resultados positivos e práticos para o dia-a-dia. Uma educação que prepare para a diversidade e autonomia na construção do conhecimento, bem como, dos saberes constantes de aprender a aprender.

O Projeto Cultura Afro-brasileira tem o propósito de atender a lei Nº 10.639/03 que alterou a lei de diretrizes e bases (LDB) e instituiu as Diretrizes Curriculares para a sua execução. A lei acima citada determina a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar das seguintes modalidades de ensino: Fundamental e Médio. A decisão oriunda da lei faz um resgate histórico da colaboração dos negros na estruturação e construção da sociedade brasileira.

O projeto propõe palestras acerca da identidade cultural destacando as diferenças culturais.
Visa ainda, o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos negros brasileiros.

O Projeto A Cor da Cultura, faz parte do Projeto Político Pedagógico do Município de Pinheirinho do Vale, desde 2011. Ele nos remete a uma reflexão que a criança negra e indígena precisa ser vista como negra e índia e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesma e ter modelos que confirmem essa expectativa.

Com a unificação do Projeto Afro-Indígena nas Escolas Municipais e EMEIS , estamos promovendo à alegria e à majestade das culturas africana e indígena, tudo como deve ser, sem constrangimentos nem equívocos.

Os trabalhos são desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas e na internet, cartazes, banner, encenações teatrais, palestras (membros da comunidade de origem negra), oficinas de culinária, filmes, confecção de boneca negra- literatura infantil ( Ed, Infantil, Séries Iniciais do Ens. Fundamental)...

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza toda Comunidade escolar pelo brilhante trabalho realizado nas Escolas Municipais e EMEIS do nosso município através dos projetos Afro-indígena e agradece as pessoas das comunidades que aceitaram o convitee se dispuseram a ir na escola falar um pouco de sua cultura.

Acesse mais fotos do Projeto