cigarro1

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheirinho do Vale na tentativa de fazer o monitoramento do uso de tabaco trabalha com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

Desta forma deu-se início a um novo grupo, o qual busca auxiliar os participantes a deixarem de fumar, através da redução dos níveis de dependência a nicotina, diminuindo assim a vontade intensa pelo cigarro.

A nicotina é um dos componentes tóxicoencontrado no cigarro,que causam ao cérebro a liberação de substâncias que dão a sensação de prazer e relaxamento momentaneamente. A nicotina também é a causadora da dependência da pessoa ao tabaco, sendo considerada uma droga bastante poderosa, atuando no sistema nervoso central e chegandomuito rápido ao cérebro de 7 a 19 segundos.

Segundo a Assistente Social Adriana Dal Canton, os primeiros dias sem cigarros são os mais difíceis. Essa dificuldade se deve ao grau de dependência da nicotina e aos sintomas de abstinência, os quais são normais nos primeiros 15 dias sem o tabaco. A cada dia que se passa as dificuldades dos participantes tendem a ser menores até desaparecerem.

Por meio das sessões de grupo busca-se auxiliar os pacientes a ficarem sem o tabaco, através de orientações, depoimentos, vídeos, dicas para resistir ao desejo de fumar e técnicas de relaxamento.

Na próxima quinta-feira (10/09) será realizada mais uma sessão semanal do grupo.